Conteúdos

sexta-feira, 22 de abril de 2011

LEALDADE FEMININA



"A lealdade entre mulheres só pode acontecer a partir de um determinado estado de consciência das ditas mulheres. Ou seja: quem são, ao que se sujeitam ou não, qual a sua “estratégia” pessoal de emancipação. Donde vêm, o que as divide, o que as pode unir. Bem sei que há a força de certos laços afectivos mas eles empalidecem frequentemente perante os cancros da competição face ao homem, dos padrões sociais extremamente redutores do seu poder inato e da autonomia do seu ser. A ordem estabelecida (patriarcal) fomenta o culto e a superioridade da beleza física e da juventude, fomenta a intriga, a inveja e a deslealdade entre as mulheres (dividir para controlar), desencoraja o aprofundamento dos aspectos hoje herméticos e quase esquecidos da Mulher Inteira.
Para ser leal é preciso saber desmontar as armadilhas sistémicas antes que elas nos manipulem e nos afastem umas das outras.
Ser leal é estar com, ao lado de, é substituir-se a, quando necessário. Ser leal é dar a mão, acarinhar, proteger, pôr acima de tudo, amar, acarinhar...na alegria, na celebração mas em especial na hora amarga, na hora da dor, do desamparo. De forma consequente, continuada, firme. Não episódicamente, por capricho ou impulso momentâneo. Mas por uma corrente subterrânea, anímica, um fundo comum, um laço sagrado ligado à própria essência da Vida."

MARIANA INVERNO
Imagem do filme "My Best Friend Girl" (Google)

Sem comentários:

Enviar um comentário