Publicado em 2 de fevereiro de 2015 por Veleda (Max Dashu)
"No início da história da humanidade, as sociedades
dividiam rigorosamente os papéis e as funções entre homens e mulheres. Aos
homens cabia a responsabilidade, a autoridade e a presença na esfera pública: a
lei, a política, a guerra, o poder. Às mulheres cabia a reprodução, a educação
e o cuidado da família na esfera doméstica."
Esperem aí. O que é que aconteceu à responsabilidade e
autoridade femininas - mulheres chefes, curandeiras e chefes de clã? Durante
muito tempo, foi possível afirmar que as líderes femininas públicas nunca existiram,
mas há demasiada documentação acumulada para que isso continue a ser verdade.
Mulher xamã Manchu: uma importante líder espiritual e social
na sua cultura do nordeste asiático |
Estes prelados estão a avançar uma reivindicação de
dominação universal masculina - uma doutrina à qual a hierarquia da Igreja está
profundamente ligada. Não sentem qualquer necessidade de fundamentar esta
afirmação com provas. O seu decreto foi suficiente durante tanto tempo que não
conseguem reconhecer que o mundo mudou. Tomando como norma as sociedades
baseadas no Estado, passam ao lado de longas épocas da história humana,
incluindo as sociedades neolíticas, com as suas muitas representações de
liderança feminina, e um vasto leque de sociedades indígenas que não se
enquadram na política sexual apertada que aqui se apregoa.
A liderança cerimonial das mulheres é um tema central da
arte egípcia pré-dinástica |
As mulheres das sociedades antigas não "evitavam a
esfera pública": nem as guerreiras africanas, nem as sacerdotisas
cretenses e ibéricas, nem mesmo as sacerdotisas sumérias, babilónicas e
fenícias. Estamos a falar de história registada, que não deixa margem para
ambiguidades. Mesmo em períodos muito posteriores, conhecemos as cantoras
épicas turcas, as juízas e escribas do Camboja, as poderosas associações de
mulheres do mercado da África Ocidental. Mas porquê falar apenas destes
continentes, deixando de fora as Américas, a Austrália e as ilhas do Pacífico?
Também eles contam como sociedades antigas e têm as suas próprias histórias de
mulheres proeminentes, de legisladoras, diplomatas e chefes, de líderes cerimoniais
e guerreiras.
A Senhora de Cao, sacerdotisa-chefe no Peru do século IV (encenação moderna baseada em achados arqueológicos) |
Os iroqueses e os cherokees recordam que as " fabricantes de mocassins" (mocassins-makers) tinham o direito de atuar como "travão de guerra", recusando-se a abastecer homens que quisessem ir para a guerra sem o consentimento do conselho das mulheres. Em Yunnan, o povo Lisu conta que os homens tinham de parar de lutar se uma mulher de qualquer dos lados abanasse a saia para pedir um armistício. Do mesmo modo, na ilha Vanatinai, no Pacífico, uma mulher podia dar o sinal de guerra ou de paz tirando a saia exterior. Isto é autoridade feminina. Não se trata de uma fantasia. É a realidade histórica.
Os Huastecas esculpiram um grande número de monumentos femininos em pedra, no leste do México |
A declaração do Conselho Pontifício passa ao lado da grande maioria das sociedades indígenas, incluindo aquelas em que a responsabilidade feminina, a autoridade e a presença pública eram e continuam a ser parte integrante. Entre as Seis Nações dos Iroqueses, os Gantowisas têm autoridade estrutural para selecionar os chefes e para lhes "tirar os chifres" se falharem nas suas responsabilidades. Estes chefes actuam como delegados do povo e não como senhores sobre ele, um facto que continuou a surpreender os observadores europeus, que faziam suposições muito diferentes sobre a liderança, bem como sobre o poder feminino.
Mas há mais: o conselho feminino de Gantowisas
("matronas" nos relatos europeus) discutia questões e, como escreve a
historiadora Séneca Barbara Mann, o conselho masculino não podia debater
qualquer questão até que o conselho feminino lha transmitisse. Havia um
equilíbrio estrutural entre a soberania masculina e a feminina. Mann também
chama às mulheres anciãs o "conselho federal de reserva" das Seis
Nações, referindo-se ao seu controlo dos recursos económicos.
As mulheres Hopi realizam a cerimónia Lakon; os homens não têm autoridade sobre elas nesta cultura matrilinear / matrilocal |
E onde estão, na visão cega dos padres, as mulheres fundadoras, como Ti-n-Hinan, a mãe ancestral do povo Imushagh / Tuareg do Hoggar, cujo túmulo do século IV é o monumento mais proeminente da região? E as mulheres chefes dos edomitas, cujos nomes figuram no Génesis, ou ainda a profetisa Miriam, Débora e Hulda? Onde estão as profetisas montanistas que foram denunciadas como heréticas na Ásia Menor do século III? As mulheres que lideraram rebeliões contra a conquista e a colonização, movimentos de trabalhadores, cujas acções deram origem às revoluções francesa e russa?
Ti-n-Hinan, fundador ancestral do povo Imushagh/Tuareg |
A negação da liderança espiritual feminina é especialmente preocupante para uma instituição que luta com todas as suas forças para conter a maré de ordenações femininas. Admitir as provas maciças do sacerdócio feminino - o wu na China antiga, o mikogami no Japão, o mudang na Coreia, para citar algumas das sociedades da Ásia Oriental onde predominavam (e ainda predominam na Coreia) xamãs do sexo feminino - seria arrancar os últimos esteios que sustentavam o edifício em ruínas de uma estrutura de poder exclusivamente masculina. Esta hierarquia foi gravemente abalada pelos escândalos relacionados com a pandemia de violações de crianças e com o encobrimento dos bispos, bem como com a corrupção financeira na Cúria. Muitas pessoas declaram prontamente que as mulheres fariam um trabalho muito melhor na direção da Igreja.
As Wu (mulheres xamãs) actuavam como curandeiras, profetas e fazedoras de chuva na China antiga. Bronze hu cerca do século IV a.C. |
Depois de pretenderem que a liderança masculina é um dado histórico universal, uma qualidade inata e essencial, os Conselheiros Pontifícios passam ao tema dos movimentos de mulheres que desafiaram e subverteram velhos constrangimentos habituais:
Isso soa muito bem, certo? Que as mulheres conquistaram os
seus direitos e as coisas abriram-se. Oh... espera. Uh-oh: "Este passo não
foi, e não é, isento de problemas."
Quais eram esses problemas? Dizem-nos que as mulheres
estavam a assumir papéis "que pareciam ser exclusivamente destinados ao
mundo masculino" [destinados, por quem?] e que as suas reflexões sobre a
sua situação estavam "por vezes a envolver-se em movimentos políticos e
fortemente ideológicos". Estas constatações, devemos compreender, são
muito mais problemáticas do que as doutrinas "fortemente ideológicas"
de subordinação feminina que a igreja institucional impôs através de meios
"políticos", desde as cruzadas aos julgamentos inquisitoriais e à
caça às bruxas, até às leis e políticas modernas que a igreja defende e que
continuam a fazer das mulheres cidadãs de segunda classe, cujas vidas e corpos
são dispensáveis.
O Conselho Pontifício não considera que as estruturas
patriarcais sejam problemáticas; continua a defender que estão de acordo com as
qualidades essenciais dadas por Deus. É a reação feminina contra elas que ele
não aprecia e deplora. Mulheres! Fiquem no vosso lugar.
"Que anúncio querigmático ["pregação", em
linguagem simples] deve haver para as mulheres, que não se feche numa visão
moralista? De que indicações precisamos para uma nova praxis pastoral, para um
caminho vocacional para o matrimónio e a família, para a consagração religiosa,
tendo em conta a nova consciência de si que as mulheres têm?"
O que há de "novo" em empurrar as mulheres
"para o matrimónio e a família"? Uma coisa é certa: por
"consagração religiosa" não se entende a ordenação sacerdotal
feminina. O mais provável é que estejam a sonhar com novos adereços religiosos
para o papel de esposa e mãe, como forma de dar resposta ao anseio das mulheres
por uma maior inclusão na Igreja.
O pior que poderia acontecer, na mente dos escritores, é a
mulher rejeitar o papel feminino tal como eles o definem: "Trata-se de
proteger a dignidade da mulher, de respeitar o que é genuinamente feminino (e
esta é a verdadeira igualdade) e de evitar que a mulher, ao tentar inserir-se
responsavelmente numa sociedade marcadamente masculina, perca a sua
feminilidade [sic]."
Isto é nada mais nada menos do que a reafirmação do velho
princípio patriarcal: o lugar da mulher é na esfera privada, sob a autoridade
do homem. Não só isso, mas "sociedade" significa "homens".
Se as mulheres estão incluídas na forma como se pensa a "sociedade",
não há necessidade de nos "inserirmos" nela. Nós já fazemos parte
dela. Mas a declaração não mostra qualquer consciência deste simples facto.
Estes prelados de alto nível não acreditam que as mulheres pertençam de todo à
esfera pública - e muito menos ao sacerdócio.
De facto, eles não querem que as mulheres participem nesta
iniciativa sobre a "Cultura das Mulheres". Como me informa Soline
Humbert, "o Conselho Pontifício para a Cultura tem 32 membros permanentes,
todos homens, nomeados por 5 anos. Quase todos são cardeais, bispos e padres, e
um par de leigos ("homens de cultura"... Não há "mulheres de
cultura"...) Há também consultores que são nomeados pelo papa... Há 27
consultores homens, e 7 mulheres, ( se bem me lembro), nomeados no verão passado
pelo Papa Francisco."
Este é um padrão familiar da alta hierarquia sacerdotal:
excluir totalmente as mulheres do núcleo do poder e admitir algumas mulheres
cuidadosamente seleccionadas para um círculo exterior, onde são muito mais
numerosas (e superiores) do que os homens. Soline acrescenta que "houve
uma menção a um grupo de mulheres que trabalhou no documento de discussão agora
publicado, mas não vi os nomes dos membros desse grupo (mulheres anónimas?) nem
como foram seleccionadas. Além disso, apesar de terem mencionado que haveria um
'Dia Aberto', parece que, mais uma vez, é apenas por convite para alguns
seleccionados...."
Vénus
em cativeiro: a visão da hierarquia sobre a cultura feminina |
"Man Ray tinha um forte interesse por Sade e pelo
sadismo e há um traço sádico recorrente na sua obra de arte, bem como nas suas
relações com as mulheres, caracterizadas pela dominação e pela agressão. Man
Ray fotografou mulheres usando instrumentos de bondage e encenando cenas de
tortura. Também ajudou outros, como William B Seabrook, a concretizar na vida
real as suas fantasias de bondage com mulheres.
"O que é que está por detrás desta escolha da imagem da
escravidão feminina pelo (todo masculino) Conselho Pontifício para a Cultura?
Será a escolha do grupo de mulheres (quem são elas?) que está por detrás deste
documento? Que mensagem se pretende transmitir?"
Podemos perguntar-nos.
O mesmo se aplica às recentes repreensões do Papa Francisco
às mulheres das Filipinas pelas suas elevadas taxas de natalidade, depois de
décadas em que os eclesiásticos defenderam firmemente o método do ritmo! Como
se a abstinência fosse uma opção real para a maioria das mulheres casadas deste
mundo. Ele não faz a mínima ideia da realidade que estas mulheres vivem. No que respeita às mulheres, nada mudou.
Nem a atitude fria para com os povos indígenas, cuja
escravatura, fome, flagelações e outros abusos no sistema missionário estão a
ser postos em causa pela planeada canonização de Junípero Serra. (Ver 8:50
>> no vídeo com link, onde os descendentes falam sobre raptos, sobre os seus
antepassados que passavam fome com 700 calorias por dia, enquanto eram forçados
a trabalhar, e obrigados a ajoelhar-se em azulejos durante toda a missa,
mantidos em fila por guardas com chicotes e baionetas). Nestas duas importantes
questões de justiça social, as mulheres e os povos indígenas, o pontífice surdo
nem sequer finge querer mudar.
A reação contra as mulheres chegou mesmo à liberal São Francisco. Foram precisos 16 séculos para que a proibição de mulheres no altar fosse revogada, durante algumas décadas, em alguns locais, e agora alguns padres estão a tentar voltar atrás. "O reverendo Joseph Illo, pároco da Igreja da Estrela do Mar desde agosto, disse acreditar que existe uma "ligação intrínseca" entre o sacerdócio e o serviço no altar - e como as mulheres não podem ser padres, faz sentido ter apenas acólitos. "Talvez o mais importante seja o facto de preparar os rapazes para considerarem o sacerdócio".
"A paróquia do distrito de Richmond é agora a única na
Arquidiocese de São Francisco que excluirá as raparigas do serviço do altar.
Tal decisão é "uma decisão do pároco", disse o porta-voz da
arquidiocese Chris Lyford. "Um programa de acólitos seria uma experiência
de ligação entre homens, que os ajudaria a socializar e a desenvolver o seu
potencial de liderança, disse Illo. As raparigas continuariam a poder fazer as
leituras durante a missa." Não é especial? As raparigas vão poder ler em
voz alta.
A curandeira mexicana que defuma o Papa: dádivas e bênçãos de fontes ainda não reconhecidas |
Isto não vai resultar, porque demasiadas/os católicas/os despertaram para o facto de que elas/es são a Igreja. As mulheres, especialmente, sabem que as coisas têm de mudar, porque são elas que estão lá fora a fazer o verdadeiro trabalho, a manter as coisas unidas e a apanhar os cacos, à medida que o número de homens ordenados diminui e a hierarquia se esforça por encontrar homens para ficarem no comando. Tudo isto tem de mudar. A opção pelos pobres não tem grande significado sem o reconhecimento de que as mulheres são as mais pobres dos pobres, as que carregam um fardo tremendo, sobre cujos ombros assenta todo o edifício. Não se pode ter uma agenda progressista sem reconhecer que as suas responsabilidades lhes conferem uma autoridade espiritual própria. Já é mais do que tempo dos prelados reconhecerem o saber das mulheres, a autoridade das mulheres, os direitos das mulheres.
Max Dashu
Fonte do texto original e imagens
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