Conteúdos

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

HONRAR A ANCIÃ - DALILA PEREIRA DA COSTA

Como este é o momento especial do ano para honrarmos a Anciã, o Yule, quero prestar aqui a minha homenagem a DALILA PEREIRA DA COSTA, mística, filósofa, investigadora portuguesa, que escreve como ninguém sobre o nosso glorioso matriarcado neolítico. Sim, sim, a nossa época de todas a mais gloriosa, diz ela. Grande conhecedora do território, especialmente dos seus lugares de poder, bem como da literatura e da alma portuguesa, o que ela conclui sobre a origem da Saudade, por exemplo, é muito surpreendente...

Vive no Porto, onde nasceu, tem agora 93 anos e está com alguns problemas de saúde. Fico muito triste por saber que está prestes a partir alguém que sabe de nós segredos tão incríveis!

2 comentários:

  1. Mulheres assim não deveriam partir nunca, no entanto a Deusa fez e faz dessa mulheres especiais as suas filhas diletas e imortais.

    ResponderEliminar
  2. Sim, também o creio. Felizmente temos a sua obra, mas a mim pessoalmente custou-me muito que tivesse partida sem ter podido trocar duas palavras com ela... Na altura em que precisamente o tentava aconteceu a sua morte. Mas a Dalila é uma das nossas imortais autoras da língua portuguesa.

    ResponderEliminar