Conteúdos

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

DEUSAS PRÉ-ISLÂMICAS


Al-Lat


Trata-se duma deusa pré-islâmica da Arábia central e do norte, uma divindade complexa com associações variadas. Representava a Terra e foi considerada como uma Deusa-Mãe. A tradução do seu nome é “deusa”, e acredita-se que tenha sido associada ao Sol.
Al-Lat forma uma tríade com a Al-Uzza e Manat. Alguns dizem que é a versão feminina de Deus, e até é mencionada no Alcorão como sendo uma das três filhas de Deus. Esta deusa mítica de grande antiguidade representava a terra e os seus frutos; Al-Uzza era a Deusa da estrela da manhã, e Manat, a deusa do destino e do tempo.

Ela é a Mãe última da Terra, proporcionando aos Seus filhos do deserto a alimentação necessária. Os seus símbolos são o disco solar embalado pela lua crescente e pedras e cristais em forma de quadrado. O seu número sagrado é o sete.

Juramentos em Meca foram selados com votos pelo sal, pelo fogo, e por Al-Lat, que é a maior de todos. Os Seus seguidores foram mais proeminentes no Ta’if, que fica perto de Meca. Aqui Ela era adorada na forma dum bloco de granito branco, e as mulheres, em particular, faziam um círculo à volta desta pedra em honra da Deusa. Para além do Seu papel de uma Deusa-Mãe, acredita-se que Al-Lat tenha também sido associada ao Sol, à Lua ou ao planeta Vénus.

http://reclaimingthedarkgoddess.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário