Conteúdos

sábado, 16 de abril de 2011

O PREDADOR – MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA



“Ao trabalhar com adolescentes mais velhas que vivem convencidas de que o mundo é bom se conseguirem lidar com ele de forma correta, sinto-me sempre como um velho cão grisalho. Tenho vontade de pôr as patas diante dos olhos e de gemer, porque vejo o que elas não vêem e sei, especialmente se forem determinadas e exuberantes, que elas vão insistir em se envolver com o predador pelo menos uma vez antes que sejam despertadas com um choque.

No início das nossas vidas, o nosso ponto de vista feminino é muito ingénuo, o que quer dizer que a nossa compreensão emocional do que está oculto é muito ténue. No entanto, é assim que todas começamos. Somos ingénuas e convencemo-nos a entrar em situações muito confusas. Não ser iniciada nos detalhes dessas questões significa estar num estágio das nossas vida em que somos propensas a perceber apenas o que está às claras.

Entre os lobos, quando a mãe deixa os filhotes para ir caçar, os pequenos tentam ir com ela para fora da toca, pela trilha abaixo. Entretanto, a mãe rosna-lhes e apavora-os, até que eles voltem atabalhoadamente para dentro da toca. A mãe sabe que os filhotes ainda não têm condições para pesar e avaliar outras criaturas. Eles não sabem quem é um predador e quem não é. Mas com o tempo ela irá ensiná-los com rigidez e eficácia.

À semelhança dos filhotes de lobo, as mulheres precisam duma iniciação semelhante, que lhes revele que o mundo interior, assim como o exterior, nem sempre são locais propícios. Muitas mulheres não chegam a receber os ensinamentos básicos a respeito de predadores que a mãe loba dá aos filhotes como, por exemplo, se for ameaçador e maior do que você, fuja; se for mais fraco, pense no que quer fazer; se estiver doente, deixe-o em paz; se tiver espinhos, veneno, presas ou garras aguçadas, recue e vá na direção oposta; se tiver um cheiro bom, mas estiver cercado de garras de ferro, passe a direito.”

Clarissa Pinkola Estés, Mulheres que Correm com os Lobos
Imagem: Google

Sem comentários:

Enviar um comentário