Conteúdos

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

ACESSAR A SABEDORIA DA CICLICIDADE FEMININA



Voltei a ter ciclo menstrual há 6 meses, quando tomei a decisão de suspender o uso do anticoncepcional que tomei por muitos anos. Aos 15, descobri que tinha ovários poliquísticos e logo comecei o uso contínuo do anti. Durante esses anos realizei algumas tentativas para suspender o uso, no entanto, todas as vezes que parei foi muito difícil o meu ciclo, (cólicas, atrasos) o que me fez ficar anos usando.
Há 6 meses comecei a ter sonhos com mulheres que falavam que já era hora de voltar a ter ciclo, mesmo muito receosa e com muito medo de como seria o meu ciclo, devido às memorias nada agradáveis, decidi parar.

Neste momento acabei me tornando Moon Mother por Miranda Grey e foi surpreendente ouvir e compreender a nossa natureza cíclica e resgatá-la. Desde Junho estou vivendo o meu ciclo e tem sido uma grande descoberta e uma surpresa adorável. Não é duro como eu imaginava, pelo contrário, é através do meu ciclo que consigo compreender como funciono e como posso utilizar a sua energia em meu auxílio. Compreendi o quanto sou cíclica e como estou conectada com esse ritmo natural feminino. Estou a redescobrir-me a cada mês, e conectando com esse ciclo lunar, assim como a lua vivencio a primavera na fase crescente, o inverno na nova, o verão na lua cheia e o outono na minguante. 

Compreender esses ciclos e como eles atuam na minha energia é transformador.
Descobri que todas as vezes que menstruo o meu corpo precisa de acolhimento e recolhimento, aprendi com esse período que eu posso parar, que eu posso ficar comigo. O meu maior desafio ao longo da minha vida é aprender a relaxar, a entregar-me, e com a menstruação permito-me parar. É incrível como esse recolhimento me alimenta a alma, eu entro em contato com o mais profundo da minha alma, acesso através de sonhos a minha sabedoria interna. 

Estou aprendendo a me entregar na fase escura, a me entregar para meu interior e é incrível quanta sabedoria existe nesse lugar.  Estou aprendendo a parar de temer a escuridão e a encontrar a minha luz nesse espaço. E quando esse processo termina, um novo ciclo se reinicia com toda a sua força, possibilidades, e assim percorro novamente todo o percurso… renovar, fertilizar, soltar e morrer.... Sendo sempre cíclica.
Está sendo uma jornada incrível esse despertar da minha feminilidade.

Mariane TS

Imagem: Cerimónia da Menarca, Templo da Deusa, Óbidos

Sem comentários:

Enviar um comentário