Conteúdos

terça-feira, 27 de julho de 2010

FEMININO E MASCULINO - AS PARTES COMPLEMENTARES


FEMININO/INTUIÇÃO

Recebe a energia criativa universal; é a parte receptiva do canal, a porta aberta através da qual a energia do universo pode fluir - parte mais profunda e sábia de nós, que comunica connosco através da intuição (incitação interior, sentimentos ou imagens, surgidas das nossas profundezas). A intuição pode revelar-se nos sonhos, nas emoções ou no corpo físico. Ela é a fonte de sabedoria superior dentro de nós, que nos poderá conduzir na perfeição se a soubermos ouvir e a seguirmos. É o aspecto que é inspirado por um impulsivo criativo que nos é comunicado sob a forma de um sentimento, porta para a nossa inteligência superior. Ela diz:
- Eu sinto isto. Eu Quero isto.

A natureza do feminino é sabedoria, amor e clarividência expressa através de sentimentos e desejos; força tendente à fusão e à unidade.

MASCULINO/ACÇÃO

Exprime a energia criativa universal no mundo através da acção; parte transmissora do canal - a nossa capacidade de agir, de fazermos as coisas no mundo físico – pensar, falar, mover o corpo.
O nosso lado masculino age em função desse impulso, falando, movimentando-se ou fazendo o que é necessário. Escuta e age de acordo com os sentimentos do lado feminino. A sua verdadeira função é agir com absoluta clareza, duma maneira directa e com uma força impetuosa, apoiando-se naquilo que o universo em nós nos diz através do nosso lado feminino:

- Estou a escutar os teus sentimentos. O que queres que eu faça?
- Queres isto? De acordo, perfeito, vou buscá-lo para ti.

E vai directamente satisfazer o seu pedido, com a certeza absoluta de que no seu desejo reside a sabedoria do universo.
A natureza do masculino é arriscar tudo na acção ao serviço do feminino, tal como o cavaleiro pela sua donzela, abandonando-se a ela e agindo por ela.
A nossa energia masculina constrói em nós a estrutura duma personalidade que protege e honra a energia sensível do nosso lado feminino intuitivo.
O simples facto de ter fome e de ir à cozinha comer ilustra este processo.
Para se ter uma vida harmoniosa é necessário ter tanto a energia masculina como a feminina totalmente desenvolvidas e a funcionar correctamente em conjunto.
Para integrar completamente o feminino e o masculino interiores devemos dar o papel de liderança ao lado feminino.

Quando estas duas energias estão em harmonia e funcionam em conjunto, a sensação é incrível. Um canal sólido, aberto, criador, através do qual circulam o poder, a paz e o amor.

Fonte: Shakti Gawain, “Vivendo na Luz”, Pergaminho

Imagem: Juno e Júpiter (Hera e Zeus)

Sem comentários:

Enviar um comentário