Conteúdos

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A Tradição Wicca Diânica



Ramo da Wicca reservado exclusivamente às mulheres.
Trata-se de actualizar uma tradição presente em todas as culturas étnicas, cuja força e coesão repousam na solidariedade feminina. Mulheres que se juntam antes de mais para se apoiarem umas às outras, mas também para criarem e suportarem a própria vida. Mulheres que criam obras menos espectaculares que as catedrais masculinas, mas tão ou mais essenciais, como a comida, o vestuário, a medicina. Obras que também têm os seus mistérios e segredos - o esteio onde se aninha e viceja a própria vida.

Não copiei o texto porque o blogue não o permite, mas deixo o link.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

CÍRCULOS DE MULHERES


"O que é um Círculo de Mulheres e qual sua relação com o Sagrado Feminino?

'Você deve ter notado que tudo que um indígena faz é em Círculo. Isso acontece porque todo Poder do Mundo sempre trabalha em círculo e tudo tenta ser redondo... O céu é redondo e eu ouvi dizer que a Terra é redonda como uma bola e também as estrelas. O vento, no momento de seu maior poder, gira. Os pássaros fazem seus ninhos circulares, pois eles têm a mesma crença que nós... mesmo as estações formam um grande círculo de mudanças que sempre retornam ao seu início. A vida de um homem é um círculo que vai de infância a infância e assim é em tudo onde o poder atua.' Black Elk, Homem Santo dos Oglala Sioux
Os círculos fortalecem um vínculo afetivo capaz de despertar a beleza e a verdade, a criatividade e a espiritualidade. É uma forma arquetípica que parece familiar à psique da maioria das mulheres. Ele é pessoal e igualitário.

De acordo com Jean Shinoda Bolen '... quando um Círculo de mulheres está centrado, ele forma uma roda ou uma mandala invisível'.O Círculo reúne-se como que ao redor de um fogo sagrado no centro de uma lareira redonda. O centro é o que torna o Círculo especial ou sagrado. O centro invisível, como fonte de energia, compaixão e sabedoria.No círculo, como na vida, as mais valiosas lições surgem do fato de termos feito o melhor nas circunstâncias mais difíceis'.

'O círculo e seus membros se desenvolvem através de situações difíceis.'

Também é um dos símbolos associados à Deusa e ao feminino. Representa os muitos ciclos da vida e nós, mulheres, carregamos em nosso corpo todas as Luas, todos os ciclos, o poder do renascimento e da morte. Sendo assim, este arquétipo está diretamente ligado à mulher.

O Poder do Círculo de Mulheres
Fazer parte de um grupo de mulheres é um grande compromisso com a vida, é um ato de coragem e de amor.

Conhecer os segredos da vida, as vozes do inconsciente, o canto das fadas e o encanto dos seres do mundo paralelo é uma nova forma de viver, de envolver-se e de amar.

Se a lua habita no seu coração e você sente o convite do mistério como um canto de sereia, irresistível e belo, vem, solta seus pés como uma dançarina, abre um sorriso para a vida, use seus braços como asas de uma borboleta e voe para o sonho"...


Autoria: Soraya Mariani
http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=07666

Imagens: Internet
Blogue ANSEIOS DA VIDA

domingo, 12 de setembro de 2010

SERVIMOS DE PARTEIRAS ÀS CONSCIÊNCIAS UMAS DAS OUTRAS


"Devemos lembrar-nos como e quando cada uma de nós passou por uma experiência da Deusa, e se sentiu sarada e integral por causa desta. São momentos santos, sagrados, intemporais, embora por mais inefáveis que se possam revelar, sejam difíceis de reter em palavras. Mas, quando qualquer outra pessoa menciona uma experiência semelhante, isso pode evocar as sensações que voltam a captar a experiência; se bem que só aconteça se falarmos da nossa vivência pessoal. É por isso que necessitamos de palavras para os mistérios das mulheres, o que parece exigir que uma de cada vez explicite o que sabe - como tudo o mais que é de foro feminino. Servimos de parteiras às consciências umas das outras.”

Jean Shinoda Bolen, Travessia para Avalon
Imagem: Isis (Google)

SERVIMOS DE PARTEIRAS ÀS CONSCI^

"Devemos lembrar-nos como e quando cada uma de nós passou por uma experiência da Deusa, e se sentiu sarada e integral por causa desta. São momentos santos, sagrados, intemporais, embora por mais inefáveis que se possam revelar, sejam difíceis de reter em palavras. Mas, quando qualquer outra pessoa menciona uma experiência semelhante, isso pode evocar as sensações que voltam a captar a experiência; se bem que só aconteça se falarmos da nossa vivência pessoal. É por isso que necessitamos de palavras para os mistérios das mulheres, o que parece exigir que uma de cada vez explicite o que sabe - como tudo o mais que é de foro feminino. Servimos de parteiras às consciências umas das outras.”
Jean Shinoda Bolen
Travessia para Avalon

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

UM HOMEM INTELIGENTE FALA DA MULHER



SALVEM AS MULHERES


Por Luís Fernando Veríssimo

"O desrespeito para com a natureza tem afectado a sobrevivência de vários seres e entre os mais ameaçados está a fêmea da espécie humana. Tenho apenas um exemplar em casa, que mantenho com muito zelo e dedicação, mas na verdade acredito que é ela quem me mantém. Portanto, por uma questão de auto-sobrevivência, lanço a campanha: 'Salvem as Mulheres!'

Tomem aqui os meus poucos conhecimentos em fisiologia da feminilidade a fim de que preservemos os raros e preciosos exemplares que ainda restam:

Habitat: mulher não pode ser mantido em cativeiro. Se for engaiolada,fugirá ou morrerá por dentro. Não há corrente que as prenda e as que se submetem à jaula perdem o seu DNA. Você jamais terá a posse de uma mulher, o que vai prendê-la a você é uma linha frágil que precisa de ser reforçada diariamente.
Alimentação correcta: ninguém vive do vento. Mulher vive de carinho. Dê-lho em abundância. É coisa de homem, sim, e se ela não receber de você vai pegar de outro. Beijos matinais e um 'eu te amo' no café da manhã as mantêm viçosas e perfumadas durante todo o dia. Um abraço diário é como a água para as plantas. Não a deixe desidratar. Pelo menos uma vez por mês é necessário, senão obrigatório, servir um prato especial.
Flores também fazem parte do seu cardápio - mulher que não recebe flores murcha rapidamente e adquire traços masculinos, como rispidez e brutalidade.

Respeite a natureza: você não suporta TPM? Case-se com um homem. Mulheres menstruam, choram por nada, gostam de falar do próprio dia, discutir a relação? Se quiser viver com uma mulher, prepare-se para isso. Não tolha a sua vaidade: é da mulher hidratar as mechas, pintar as unhas, passar batom, gastar o dia inteiro no salão de beleza,coleccionar brincos, comprar muitos sapatos, ficar horas escolhendo roupas no shopping. Entenda tudo isso e apoie.
Cérebro feminino não é um mito: por insegurança, a maioria dos homens prefere não acreditar na existência do cérebro feminino. Por isso, procuram aquelas que fingem não possuí-lo (e algumas realmente o aposentaram!). Então, aguente mais essa: mulher sem cérebro não é mulher, mas um mero objecto de decoração. Se você se cansou de coleccionar bibelôs, tente se relacionar com uma mulher. Algumas vão-lhe mostrar que têm mais massa cinzenta do que você. Não fuja dessas, aprenda com elas e cresça. E não se preocupe, ao contrário do que ocorre com os homens, a inteligência não funciona como repelente para as mulheres.

Não faça sombra sobre ela: se você quiser ser um grande homem tenha uma mulher ao seu lado, nunca atrás. Assim, quando ela brilhar, você vai pegar um belo bronzeado.Porém, se ela estiver atrás, você vai levar um pontapé-na-bunda. Aceite: as mulheres também têm luz própria e não dependem de nós para brilhar.
O homem sábio alimenta os potenciais da parceira e os utiliza para motivar os próprios. Ele sabe que, preservando e cultivando a mulher, estará salvando a si mesmo.

E meu amigo, se você acha que mulher é caro demais, vire gay. Só tem mulher quem pode."
Imagem: a actriz Liv Taylor, em "O Senhor dos Anéis"

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

HOJE É LUA NOVA


LUA NOVA DE VIRGEM (grau 15)
"PUREZA DE PENSAMENTO
Hábitos saudáveis, trabalho, higiene, dieta, exercício, organização, discriminação, diligência, ordem, espírito de serviço, terapeutas e curadores, sentido prático e crítico."

"Agora chegou o momento de juntar forças e trabalhar em grupo, pesquisar, organizar-se, tomar decisões afetivas ou de trabalho. Fase ideal para meditar e reavaliar-se a si mesm@ ou a uma situação pendente. Tempo de organizar-se e de traçar estratégias e planos de ação. O momento não é propício para divulgação de novas ideias. Os segredos estão preservados nesta fase. O jejum nesta fase evita uma série de doenças, pois o corpo desintoxica facilmente. Bom período para o iniciar coisas novas e abandonar coisas velhas, como vícios, por exemplo. Os efeitos não são tão fortes e a pessoa reage com mais calma, positivamente. Entretanto, na Lua Nova tem de haver cautela pela ausência da Lua. Momento bom para começos, quando a Lua e o Sol estão próximos, em conjunção, no Céu. Pode dizer-se que é quando ocorre o "casamento do Sol com a Lua", o equilíbrio entre masculino e feminino. Temos então a Lua na “morada do Sol". Período especialmente rico e fértil para conceber novos projetos e mentalizar aquilo que se deseja ver florescer na nossa vida. É igualmente um momento propício à meditação, à mentalização, à canalização espiritual."

"Até 8 horas depois de cada Lua Nova pegue numa folha de papel colorido (branco também serve, mas é preferível usar uma cor de que goste – e de preferência cores diferentes nas diferentes lunações), e comece por anotar a data e a hora, o signo (e os graus, se souber) em que ocorre a Lua Nova, a casa astrológica do seu tema natal em que “cai” essa lunação, e os aspectos que faz aos planetas do seu tema astrológico.

Escreva-os no presente do indicativo “eu quero…”, e não “eu queria” ou “eu gostava”. Devem igualmente ser formulados pela positiva “eu quero ser promovido ou “eu quero encontrar um emprego mais útil (ou seguro, ou original, ou bem pago) para as minhas energias” em vez de “eu não quero ser despedido”. É indispensável afirmarmos realidades positivas e saudáveis, p.e., “eu quero usar a minha energia eficientemente”, em vez de ir pela negativa: “eu não quero desperdiçar energia”.

A escolha das palavras é importante, a maneira como o desejo é formulado deve “soar-nos” bem e ressoar dentro de nós. Devemos sentir-nos harmonizados com os desejos que formulamos. Quanto mais confortáveis nos sentirmos com o desejo que formulamos, melhor. Não podemos obter aquilo que não visualizamos, não podemos obter aquilo que não nos imaginamos receber, não podemos atrair algo que não tenhamos criado mentalmente, e mantido firme por um esforço consciente da vontade e por um investimento continuado de energia emocional.

Através da aspiração, da meditação, do silêncio, do serviço e do desenvolvimento da Mente Superior pelos estudos metafísicos, aumentamos a integração e a permanência do nosso contacto consciente com a Alma. Quando o nosso contacto com a Alma atingiu já um determinado grau de integração e permanência, e se os nossos desejos permitem manifestar a Vontade da Alma e do bem-maior de todos os envolvidos, o magnetismo próprio da Alma, expressando-se através do chacra do coração, se encarrega de acelerar o processo e a materialização.



Pode criar um espaço sagrado para esta actividade:

INVOCAÇÃO DOS ELEMENTOS

Primeiro limpar o espaço com incenso ou salva. Criar um espaço sagrado, começando pela centragem e visualizando a área à nossa volta repleta de energia, fechada a más energias e aberta apenas aos espíritos convidados a entrar. Determinar com a ajuda duma bússola os pontos cardeais e colocar em cada um seu símbolo. Norte, Terra, uma pedra ou um pouco de terra ou de sal; Este, Ar, uma pena, uma campainha; Sul, Fogo, uma vela que pode ser vermelha; Oeste, Água, uma taça com água ou uma concha.

Norte
Espírito da Terra, guardião do Norte, tu enraízas-me e alimentas a minha ligação com a terra. Permanece agora comigo como testemunha e guardião deste ritual.


Este
Espírito do Vento, guardião do Este, tu alimentas a minha imaginação e criatividade. Permanece agora comigo como testemunha e guardião deste ritual.

Sul
Espírito do Fogo, guardião do Sul, o teu poder impõe o meu respeito e a tua chama reconforta-me. Permanece agora comigo como testemunha e guardião deste ritual.
Oeste
Espírito da Água, guardião do Oeste, tu és o meu caminho para a Deusa, tu trazes-me a paz. Permanece agora comigo como testemunha e guardião deste ritual.

Akasha,
Espírito e energia que nos rodeia, permanece agora comigo, como testemunha e guardião deste ritual.

Honrar a Deusa
Depois, honrar a Deusa, pedir-lhe para proteger o ritual que se lhe oferece e acender uma vela (azul, branca ou outra) para Ela.

Final
Libertar a energia criada e enviá-la para o Universo.
Agradecer à Deusa a Sua presença na nossa vida e arrumar a sua vela.
Agradecer aos Elementos por nos darem a sua energia, pedir-lhes que regressem aos seus reinos e arrumar os seus símbolos.



Regressar ao espaço/tempo normal integrando a energia que foi criada no espaço sagrado.

Fontes:
Nuno Michaels (astrólogo)
http://www.mulhernatural.hpg.ig.com.br/trablux/lua4fases.htm (adaptado)
Vários sites temáticos.